quarta-feira, 22 de julho de 2015

VAGAS PARA VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR COM CRIANÇAS 6,5 a 10 ANOS



Para atender a demanda por inscrições de membros juvenis (crianças e jovens) o Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT necessita de mais voluntários para fazer parte de sua equipe de adultos voluntários. Neste momento dispomos de 4 vagas para trabalhar com crianças de 6,5 a 10 anos. Não é necessário ter experiência prévia na função. Haverá capacitação e apoio à função
O prazo para inscrições nesta etapa se encerra no dia 20 de agosto e a entrevista com a Diretoria antecedida por uma palestra informativa será no dia 22 de agosto às 14h30min.
O quê:
Trabalhar como parte de uma equipe para planejar a programação para a Alcateia (Seção do Grupo Escoteiro que reúne as crianças entre 6,5 e 10 anos, chamados Lobinhos e Lobinhas), organizar as reuniões semanais, e atividades extras da Alcateia, assim como participar de sua execução. Prioritariamente as atividades serão desenvolvidas na sede do Grupo Escoteiro em Aracaju, ocasionalmente poderá haver excursões aos domingos, ou atividades que demandem um final de semana.
 
Requisitos para a função:
  • O(A) Candidato(a) deverá:
  • Ter vontade de integrar o Movimento Escoteiro
  • Gostar e querer trabalhar com crianças
  • Ter idade mínima de 18 anos
  • Ter disponibilidade de tempo aos sábados das 14 às 17 horas
  • Ensino médio completo
  • Participar de uma entrevista com a Diretoria do Grupo Escoteiro,
  • Ser aprovado no curso de Educação à Distância de Proteção Infantojuvenil ofertado pela União dos Escoteiros do Brasil


Responsável por:
Juntamente com os outros voluntário da Alcateia conduzir as atividades da seção.

Relaciona-se diretamente com:
Escotistas (adultos voluntários) da Alcateia, pais de Lobinhos e Lobinhas, e Diretoria do Grupo Escoteiro.
 
Principais contatos:
Escotistas (adultos voluntários) da Alcateia e de outras seções do Grupo Escoteiro, pais, instrutores de áreas específicas, diretoria do Grupo Escoteiro.
 
Principais tarefas:
  • Colaborar no planejamento das atividades da Alcateia.
  • Participar do planejamento e execução das reuniões
  • Participar do planejamento de excursões e visitas externas da Alcateia, acompanhando a execução da programação.
  • Participar de dois acantonamentos por ano
  • Participar do programa de formação par adultos voluntários para ajudar no desempenho da tarefa
  • Cooperar na administração da Alcateia
Outras tarefas:
Participar de atividades regionais (escoteiros de todo o estado de Sergipe) para os quais esteja qualificado,

Apoiar os eventos do Grupo Escoteiro
Observação:
Por ser um trabalho com crianças as pessoas selecionadas serão requisitadas a apresentar certidões de nada consta
Interessados deverão preencher o formulário abaixo.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Formação de Voluntários Adultos

Segundo as Diretrizes Nacionais para a Gestão de Recursos Adultos 
"O processo de formação de adultos compreende todo o ciclo de vida do adulto no Movimento Escoteiro, por meio de uma formação personalizada e contínua que estimula a autoaprendizagem e o desenvolvimento de capacidades, em um contexto de desenvolvimento de competências enfocado em três áreas: 
a) O conhecimento e como aplicá-lo na solução de problemas; 
b) As habilidades desenvolvidas através de experiência real; e 
c) Os valores e atitudes."

Desde o início deste ano, implantamos uma política em relação à gestão de adultos que que envolve a captação, capacitação e apoio na tarefa, em vista disto todos os adultos em formação têm hoje um Assessor Pessoal de Formação atuante no Grupo e na mesma área do assessorado. Ch. Ana é a APF para o Ramo Escoteiro, Ch. Aldenise é APF para o Ramo Lobinho, enquanto que Ch. Nascimento é APF para dirigentes.
Todos os novos adultos voluntários  já cumpriram o nível preliminar e cursos EAD da UEB.
Na última segunda-feira fizemos uma capacitação especial para o Sigue - Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras. Os voluntários adultos tiveram na prática as primeiras noções sobre o funcionamento do sistema.



Assembleia de Grupo

No último dia 11 de julho foi realizada mais uma reunião da Assembleia do nosso Grupo Escoteiro. Com uma extensa pauta, incluindo a eleição da nova diretoria e Comissão Fiscal, a assembleia contou com a participação dos sócios aptos a votar, incluindo a representação juvenil, conforme prescreve o Regulamento do GEU.
As principais decisões foram a aprovação  da Prestação de Contas da Diretoria, a criação de uma comissão para análise e elaboração de projeto financeiro, a ser coordenada pelo Ch. Cláudio.
No tocante às eleições  foram eleitos os seguintes dirigentes para o biênio 2015-2017: Diretor-Presidente - Ch. Nascimento; Diretora Financeira - Marlei e Diretor de Logística e Suprimentos - Ricardo. Para a Comissão Fiscal foram eleitos titulares: Leonardo, Luís Cláudio e Marina. Para representar o Grupo na Assembleia Regional como delegados foram eleitos: Ch. Ana e Ricardo.

terça-feira, 7 de julho de 2015

MUTECO 2015

Plantando citronela
A participação do Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT no Muteco - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica está incorporada às tradições do Grupo, até um dos distintivos da atividade, escolhido através de concurso, foi idealizado por um membro do GEU.

No dia 4 de julho realizamos as atividades correspondentes ao 24º Muteco, a princípio faríamos ações na comunidade em volta do nosso Grupo, porém a chuva que insistia em ir e vir impediu a nossa saída, mas não que realizássemos as ações previstas.

Visitante de SP semeando
A proposta das nossas atividades for trabalhar o conceito de meio ambiente e saúde com o plantio e distribuição de mudas de citronela, como prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e a plantação de touceiras de bambu para formar uma barreira natural no entorno da área de eventos do SEST SENAT, mitigando os efeitos da propagação sonora quando da utilização de sistemas de som em festas.

Nesta mesma ocasião iniciamos o projeto Trees for the world, começando a partir do zero, com a semeadura das plantas, que serão adotadas por cada um dos nossos membros.

Lobinha apresenta os impactos o lixo eletrônico.
Também demos o ponta-pé inicial para mais uma participação na Campanha doe o seu celular, através da arrecadação dos primeiros aparelhos e de uma apresentação da lobinha Hannah Carla que apresentou um vídeo explicativo sobre os impactos do lixo eletrônico e os resultados alcançados durante a Campanha Doe seu Celular no ano passado tanto no Brasil, quanto especificamente no GEU. 




.


Viva a Tradição!

Tentando quebrar o pote
Mantendo a tradição foi realizada no dia 27 de junho mais uma edição da Gincana GEUnina, o evento que reúne a família Uirapuru para celebrar os festejos juninos. A Gincana GEUnina envolve uma série de atividades em trono das tradições juninas de Sergipe. 

A Gincana propriamente dita resgata jogos e brincadeiras tradicionais do período, a exemplo do quebra pote, e culmina com a divertida quadrilha improvisada.

 Bingo Junino faz é uma das partes mais esperadas da programação da Gincana GEUnina, e é outra atividade que faz parte das tradições das antigas quermesses. Ao final todos se congraçam deliciando-se com comidas típicas.

Disputando a pescaria.
O
Lobinhos e lobinhas interpretam o casamento do tabaréu.

Juntos pelo Rio Poxim


Com a participação de membros do GEU, pais, membros da comunidade, funcionários e dirigentes do SEST SENAT Aracaju, o escoteiro Adrian Coordeiro no último dia 13 de junho colocou em prática a sua Campanha de Conscientização e Limpeza do Rio Poxim projeto de Limpeza e Conscientização do Rio Poxim.




Foram diversas ações como cartazes e mensagens de conscientização, distribuição de folhetos e sementes e a limpeza de uma parte do rio Poxim que margeia a Praça dos Nacionalistas, no Bairro Inácio Barbosa - Aracaju.

Como resultado da limpeza foram coletados centenas de quilos de lixo, grande parte dele reciclável.