domingo, 13 de novembro de 2016

Conquistas - promessa, cordões, certificados e Lis de Ouro



Enquanto muitos aproveitaram o feriadão para viajar, nós aproveitamos para fazer atividades e reconhecer as conquistas alcançadas.

Neste sábado 12 de novembro foi dia de encontro de todas as seções do GEU, apesar de muitas famílias terem aproveitado o feriado prolongado para  viajar ainda assim tivemos um número expressivo de crianças e jovens no Grupo.

NOVIDADES NA TROPA SÊNIOR
A Tropa Sênior tem novidades, a primeira é a Ch. Gisélia Késsia que deixou a Alcateia Mista Uirapuru (Alcateia 1) para se juntar ao Ch. Nascimento na Chefia da Tropa Sênior Mista. A segunda novidade foi que após a realização  da Assembleia de Tropa deliberou-se sobre a nova configuração das Patrulhas oficializando-se a formação da terceira Patrulha, que após Conselho de Patrulha adotou o nome de Monte Olimpo a qual se juntará à K2 e Guarany.

CERTIFICADOS DE CURSO
Após uma longa espera finalmente pudemos entregar os certificados aos nossos voluntários que participaram do Curso Básico de formação realizado pela Região Escoteira de Sergipe no início de julho passado. Neste sábado receberam o certificado os chefes Oliveira (Básico escoteiro), Carol (básico Lobinho), Giséle (básico lobinho) e Roberta (básico escoteiro).

CORDÕES VERDE E AMARELO
Mais duas escoteiras da Tropa Escoteira Mista Uirapuru receberam o cordão verde e amarelo. Nicole, da Patrulha, Cisne e Maria Luísa, monitora da Patrulha Tigre . Este cordão é concedido pela Diretoria do Nível Local a que se encontra vinculado o jovem, por proposta dos escotistas da Seção, ao Escoteiro especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, seis especialidades distribuídas nos cinco Ramos de Conhecimento, em qualquer nível.

LIS DE OURO

Como ponto alto tivemos a entrega do Distintivo Lis de Ouro a Adrian Cordeiro . Este distintivo é concedido ao escoteiro que :
  • Tenha realizado a totalidade das atividades previstas no Guia da Aventura Escoteira - Rumo e Travessia;
  • Possuir o Cordão Vermelho e Branco;
  • Possuir uma das seguintes Insígnias de Interesse Especial do Ramo Escoteiro: Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul ou Insígnia da Ação Comunitária; 
  • Possuir pelo menos 10 noites de acampamento, como Escoteiro, com sua Patrulha ou Tropa Escoteira;
  • Possuir a Insígnia da sua respectiva modalidade (Aviador, Grumete e Explorador), do Ramo Escoteiro.
A sua concessão deve ser aprovada pela Diretoria do Nível Local, homologada pela Diretoria Regional e certificada pela Diretoria Executiva Nacional, devendo o Escoteiro, após cumprido os requisitos, ser especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa.
Adrian passará a integrar a galeria de honra do nosso Grupo Escoteiro se juntando à sua prima, a Ch. Aldenise, que hoje chefia a nossa Alcateia 1.
 

Dia Nacional de Coleta de Alimentos




Anualmente no primeiro sábado de novembro é realizado Dia Nacional de Coleta de Alimentos, quando voluntários convidam os clientes dos mercados participantes a adquirirem e doarem alimentos que serão encaminhados a um banco de alimentos, que os repassará a diversas entidades carentes.

Pela segunda vez o Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT  participou da campanha, desta vez sendo responsável por um posto de arrecadação. As crianças e jovens do Grupo, coordenados por adultos voluntários, conseguiram arrecadar 650 quilos de alimentos, os quais após classificados foram encaminhados para o Programa Mesa Brasil de Aracaju, o qual fará a distribuição para as entidades sociais previamente cadastradas.

Os oito postos de coleta em Aracaju arrecadaram um total de 2.575 quilos, com destaque para o trabalho dos escoteiros do SEST SENAT que em seu posto coletaram quase terço deste total. Em todo o país a campanha coletou 143,822 toneladas. 
O resultado detalhado da campanha em Aracaju foi o seguinte
  1. Bompreço Jardins (bomprecinho coordenado pelo G.E. Uirapuru) = 650 kg
  2. Gbarbosa Jardins = 415 kg
  3. Gbarbosa Francisco Porto = 377 kg
  4. Gbarbosa Riomar = 377 kg 
  5. Gbarbosa Luzia = 280 kg
  6. Bompreço Saneamento = 205 kg
  7. Hiper Bompreço Jardins = 187 kg
  8. Hiper Bompreço São José = 98 kg
Ao todo participaram 106 voluntários, dos quais 25 foram do nosso Grupo Escoteiro que neste ano tentou dar oportunidade àqueles que não participaram da campanha no ano passado.

O Papa Francisco enviou uma mensagem especial para a campanha. Disse ele: “Continuem com confiança essa obra, pondo em prática a cultura do encontro e da partilha. Claro a vossa contribuição pode parecer uma gota no oceano da necessidade, mas em realidade ela é preciosa! Junto com vocês outros vão se mexer e isso engrossa o rio que alimenta a esperança de milhões de pessoas”.

O serviço comunitário é parte essencial do Escotismo, através dele os escoteiros mostram que estão ativamente comprometidos com a comunidade.
 

GEUlloween. Pura fantasia







O GEUlloween nasceu há mais de duas décadas por iniciativa dos jovens do nosso Grupo. Ao longo do tempo vários formatos foram experimentados. Desde a festa com alguns desafios lúdicos, até aquele que se consolidou, uma gincana a fantasia, por isto dizemos que não é halloween, é GEUlloween, algo nosso.

Em alguns anos utilizamos temas, já tivemos Fiesta de los Muertos, cospobre, é de arrepiar, etc. e em outros anos o tema foi livre.

No dia 29 de outubro, um mês cheio de atividades, todas as seções se reuniram para mais uma edição do GEUlloween. fantasias caprichadas, muita comida e diversão nas oito bases que foram montadas.  As oitenta crianças e jovens foram agrupadas em equipes mistas, com membros das nossas diferentes seções.


Apesar de ser uma gincana não há uma competição, apenas a diversão de se passar nas diferentes bases.
Se gostaram? A resposta está na cara.


Garimpamos diamantes no Joti Scout Challenge


Anualmente, cerca um milhão de escoteiros de mais de 160 países do mundo todo participam do Jamboree no Ar - JOTA e do Jamboree na Internet - JOTI. Trata-se do maior evento da fraternidade escoteira, realizado por meio de estações de radioamador e também pela grande rede mundial de computadores.

O Jamboree on the Internet (JOTI) é um grande encontro mundial de escoteiros. Assim como o JOTA, o objetivo é que os participantes façam novas amizades e conheçam outros escoteiros pelo mundo, por meio da rede mundial de computadores.

Uma das ferramentas do JOTI é a Scoutlink (IRC Chat), uma rede mundial onde os jovens se comunicam em salas de bate-papo, de acordo com a língua que escolherem. No entanto, outras ferramentas de comunicação como Skype e Google Talk foram integradas à atividade para tornar mais fácil o contato entre os participantes.

Além da forma tradicional  no Brasil, a atividade também  é realizada por meio de uma grande gincana virtual, conhecida com Scout Joti Challenge (SJC), que reúne lobinhos, escoteiros, seniores e guias e pioneiros. Durante o final de semana, a partir das 0h de sábado, as equipes ou grupos têm que cumprir desafios baseados no conceito de “pensar global e agir local”.

São 24 tarefas lançadas a cada hora. Esses desafios desencadeiam uma série de ações ligadas a temas como meio ambiente e sustentabilidade, cultura, educação, esporte e lazer, que por sua vez resultam em uma intensa produção de conteúdos multimídias.

A cada desafio cumprido, o link da resolução deverá ser postado no sistema SJC, sendo avaliado e pontuado por uma equipe especializada de voluntários. Ao final da gincana, após as 23h59 do domingo ), os grupos recebem pontuações que variam entre bronze, prata, ouro e diamante.

Como a atividade acontece no ambiente virtual, são necessários computadores/notebooks, celulares, câmeras fotográficas, equipamentos multimídias (webcam, fone de ouvido, microfone e outros) e acesso à rede de Internet.

O Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT participa do JOTI desde 1997, quando foi realizada a segunda edição do evento, e as condições de acesso à internet, quando o acesso a internet ainda era feito por modem discado com a incrível velocidade de 14.4 kbit/s e utilizamos o MiRC para acessar os canais escoteiros.

Até o ano passado (2015)a nossa participação no JOTI era unicamente através do chat, e pela primeira vez experimentamos participar na gincana virtual com duas bases, uma no SJC/Lobo e outra no SJC/Geral (escoteiro, sênior e pioneiro). Em nosso primeiro ano de participação  estreiamos com a base lobo obtendo a classificação diamante e a base dos escoteiros e seniores sendo classificada como ouro.
Em 2016 mais uma vez tivemos duas bases tendo a ambas recebido a classificação diamante.

AÇÃO COMUNITÁRIA



O MutCom (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária) é uma atividade nacional de mobilização, que tem como objetivo a integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. É uma oportunidade para que os jovens realizem atividades de serviço, sendo estimulados a se envolver com a comunidade, criando consciência coletiva e desenvolvendo a liderança e proatividade.
Neste ano a atividade, que está em sua décima oitava edição,  aconteceu entre 17 de setembro e 22 de outubro, com o tema “Diversidades que nos unem”. Nesse período, grupos escoteiros de todo o Brasil realizaram ações voltadas ao cuidado comunitário, à interação sadia com o outro e a perspectiva de descoberta de novos olhares.
Tendo participado do MutCom desde a primeira edição  o nosso Grupo Escoteiro pela primeira vez experimentou um novo formato de atuação, que multiplicou as ações. Cada uma das nossas seções foi estimulada a realizar uma das atividades sugeridas. A Tropa Escoteira Mista Uirapuru realizou a Tarde de lembranças, recebendo a visita de antigos escoteiros. A Tropa Escoteira São Jorge realizou a coleta de tampas de garrafa PET, as Alcateia realizaram a coleta de brinquedos que foram doados ao projeto social da Paróquia Sagrado Coração de Jesus do Grageru, enquanto que a Tropa Sênior realizou a atividade Escoteiro por um Dia com crianças do Projeto "Aprender Brincando"